Ver perfis de terreno / elevação de percursos no Google Maps – GPS Visualizer

 

Sobretudo para quem é ciclista, mas não só, torna-se importante saber o perfil da elevação de um determinado percuso que se vai percorrer, nomeadamente quando é desconhecido.

Há vários serviços online que oferecem alternativas semelhantes, com maior ou menor rigor, mas um dos nossos preferidos é o uso em conjunto dos serviços Google Maps, GPS Visualizer e Google Earth.

No primeiro (Google Maps) devemos definir o nosso percurso, com ponto de partida e ponto de chegada.

Ver imagem abaixo.

image

Seguidamente, elaborado o percurso, deve-se gravar o link com o mesmo.

Ver imagem abaixo:

image

O link pode ser colado num qualquer editor de texto, como o Notepad para o caso de se perder na área de transferência.

image

Seguidamente deve-se aceder ao serviço GPS Visualizer e neste na opção Google Earth KML.

image

Depois no local indicado pela seta, na imagem abaixo, deve-se colar o tal link extraído do Google Maps e clicar na opção Create KML file.

image

O serviço encaminha para uma página com o link para o download do ficheiro KMZ (ficheiro KML compactado), que deve ser guardado no computador.

image

Seguidamente abre-se a aplicação Google Earth e no menu File clica-se na opção Open de modo a abrir o tal ficheiro KMZ produzido pelo GPS Visualizer.

image 

Uma vez carregado o ficheiro, é aberto o nosso percurso. De seguida, clicando-se sobre o percurso, com o botão direito do rato, deve-se aceder à opção Show Elevation Profile.

image

Feito isto, surge na parte de baixo o respectivo perfil que nos dá indicações de inclinação e conforme se vai navegando no mesmo é dada a indicação correspondente no percurso.

image

Resta dizer que no próprio serviço GPS Visualizer também temos a opção de exibição de percuros e de perfil, embora com menos dados e interactividade.

Para o efeito nas opções deve-se escolher em conformidade a respectiva opção, ou Google Maps ou Profile Elevations. Em ambos os casos deve-se introduzir o tal link produzido pelo Google Maps.

image

image

image

Outra opção no GPS Visualizer, até porque por vezes (deve ser de manias), inexplicavelmente, não aceita a conversão a partir do link gerado pelo Google Maps, passa por aceder ao modo Freehand Drawing Tool, onde é possível definir o percurso ponto a ponto e gravar o mesmo no formato KLM ou GPX. Para a gravação do percurso é conveniente ter habilitado as janelas popup já que o link para o download aparece em janela autónoma.

image

Outra boa opção, e que resolve quando o GPSVisualizer teima em não reconhecer os dados fornecidos pelo link extraído do Google Maps, é utilizar o serviço fornecido pelo Nearby.org/multi-to-kml.

Uma vez aberto, deve-se introduzir o link extraído do Google Mpas na respectiva caixa, na aimagem abeixo indicada pelsa set vermelha.

image

Seguidamente a opção continuar (continue) e passa a ser disponibilizado o ficheiro KML para download. Depois o processo é o mesmo ao nível do Google Earth.

image

BIKEROUTETOASTER

Outra excelente opção, é o serviço bikeroutetoaster.com

Neste serviço é tudo feito de forma integrada, desde a definição/edição do percurso e visualização dos perfis (na opção summary). Para que os percursos se tornem públicos é necessário um registo e efectuar o login, de resto um processo extremamente simples e rápido.

Resumindo, para os amantes do ciclismo não faltam boas opções de definição e estudo de percursos.

image

image

Boas pedaladas!

----------------------------------

Nota: Diferença entre os formatos KML e KMZ

Outros artigos:

tecnologia, informática, internet, programas, aplicativos, software, open source, programas livres, freeware, linux, windows, firefox, internet explorer, artigos, análises, notícias, autocad, cad, rotinas, rotinas lisp, lisp, autolisp, intellicad, vídeo, youtube, áudio, mp3, jpg, bmp, gif, pmg, gimp, inkscape, xn view, photofiltre, google, gmail, converter, conversores, editores, host, downloads, p2p, gexo, porntube, redtube, xnxx, mediacoder, 7zip, nvu, blender, programação, programar, php, perl, asp, html, xml, office, mysql, easyphp, gnu, gpl, c, c++, css, web design, tutorial, tutoriais, manual, how to, truques e dicas, truques, scribus, notepad++, pidgin, messenger, mac, mozilla, mplayer, wma, vorbis